MODO DE PREPARO:
1. Pré aqueça o forno a 180°C
2. Lave bem em água corrente 2 beringelas médias.
3. Corte em cubos pequenos. Espalhe os cubos sobre uma assadeira.
4. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
5. Regue 1 colher de sopa de azeite
6. Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou até murchar bem e reduzir em + ou – 60% volume dos cubos.
7. Retire do forno e re-tempere com 1 dente de alho amassado, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (ou balsâmico de módena), ervas secas ou frescas a gosto, usei ½ xícara de cebolinha verde. Mas fica muito bom só com orégano ou um mix (orégano, tomilho, manjericão, manjerona), prove o sal e se necessário for acrescente mais sal e mais pimenta do reino.
8. E é só isso, pronta para servir!
Dicas da Nutri:
Nossa beringela pode ser servida sozinha, com pão-de-queijo, como guarnição para uma carne assada (como por exemplo, um carneiro), como recheio de sanduíche ou tapioca.
Depois de fria, pode ser usada para temperar uma salada de folhas verdes. Você pode ainda bater o que sobrar no multi-processador com um pouco de biomassa de banana verde, acrescentar um pouco de pimenta-do-reino ou chili e usar como patê na bolachinha de arroz ou pão sueco ou mesmo com folhas.
Deixe a beringela depois de picada de molho em água e sal por ½ hora. Coloque em um recipiente com tampa para que consiga deitar toda a beringela imersa. Isto, segundo minha mãe, tira o “amargo”… Eu aprovo.